15/05/2018: Intervenções Familiares Para O Abuso E Dependências De álcool E Outras Drogas (à Distância)

   

Propostas integrativas, que analisem o problema de abuso e dependência é fortemente sugerido no campo de tratamento. Entre estes fatores, destaca-se a família. Sua inclusão, pautada em evidencias facilita a promoção de mudanças tanto para o membro que apresenta o comportamento problema, bem como para os demais envolvidos.

A família é considerada um importante elo entre o indivíduo e a sociedade, fonte de aprendizagem e de interação social fundamental. Compreender os elementos que compõem a correlação deste sistema para o campo de tratamento, bem como da prevenção é consequentemente uma via imperativa. O manejo com as famílias e sua rede de apoio é delicado, representa uma peça-chave tanto para uma intervenção preventiva como de tratamento, exigindo do profissional recursos e instrumentos que garantam uma conduta acolhedora e assertiva.

Este curso apresenta evidencias sobre tendências e panorama das intervenções familiares, abordagens e conceitos teóricos sobre o sistema familiar e modelos interventivos, para quem e aonde as intervenções familiares podem ser aplicadas e questões particulares ao campo das práticas familiares relacionadas ao problema de abuso e dependência.

 

Objetivos principais:

  • Fornecer subsídios teóricos sobre os modelos de tratamento existentes com famílias de dependentes químicos.
  • Proporcionar aos profissionais, conhecimento sobre a dinâmica e funcionamento do sistema familiar.
  • Manejo dos profissionais para a realização de intervenções familiares em diferentes settings;
  • Aprimorar habilidades para especificidades do contexto familiar para orientação, atendimentos clínicos e intervenção breve familiar.

 

Coordenadora: Roberta Payá

 

Público-Alvo: Psicólogos, Enfermeiros, Médicos, Assistentes Sociais, Educadores, agentes comunitários, terapeutas ocupacionais, estudantes da área da saúde e profissionais da área jurídica.

 

Módulo 2: Abordagens Terapêuticas para Famílias de Dependentes Químicos
Início: 15/05/2018

 

Módulo 3: Settings e Público para Atendimento Familiar
Início: 21/09/2018

 

Módulo 4: Especificações nas Intervenções Familiares de Dependentes Químicos
Início: 06/11/2018

 

Informações: 

Site: http://www.uppsi.com.br/ 

E-mail: contato@uppsi.com.br

Telefones: (11) 99378-6680 e 3663-4471


02/08/2018: 13° Congresso Brasileiro De Terapia Familiar

13° Congresso Brasileiro de Terapia Familiar

Rio de Janeiro 

O campo da terapia familiar iniciou no Brasil em fins da década de 60 com profissionais que traziam do exterior seus estudos. Os pioneiros terapeutas de família identificados na nossa história passaram a se reunir para promover eventos, e finalmente, em 31 de julho de 1994, no I Congresso em São Paulo, fundaram a Associação Brasileira de Terapia Familiar. A ABRATEF é, portanto uma associação nascida do desejo e da necessidade dos terapeutas familiares de desenvolver trocas colaborativas, promover o estudo e desenvolvimento em Terapia Familiar, dar legitimidade aos terapeutas familiares, aos que estão em formação e aos interessados no estudo e práticas de atenção e cuidado da família. A ABRATEF hoje se orgulha do crescimento da sua rede brasileira. O trabalho dos terapeutas familiares, bem como sua ampla produção científica, é reconhecido por instituições internacionais.

A ABRATEF está sendo administrada nesse biênio pela ATF-RJ, que comprova sua competência na organização de simpósios e grandes eventos no Rio de Janeiro. Em 1998, organizou o 3o CONGRESSO BRASILEIRO DE TERAPIA FAMILIAR no Hotel Intercontinental e em 2010 do 9º CONGRESSO BRASILEIRO DE TERAPIA FAMILIAR no Hotel Atlântico Búzios.

A Família ATF-RJ, sente-se honrada e é com imensa satisfação que, em nome da sua diretoria, da Comissão Organizadora e da Diretoria da ABRATEF, convida a todos para o 13º Congresso Brasileiro de Terapia Familiar que será realizado nos dias 2, 3 e 4 de agosto de 2018 com o tema INTERAÇÃO ENTRE TERAPEUTAS, PRÁTICAS E FAMÍLIAS.

Estamos comprometidos com um congresso estimulante que em muito irá contribuir para o campo. Um evento tão importante e inovador, que tem como objetivo co-construir novas possibilidades de inter/ações face à diversidade cultural contemporânea na terapia e práticas multiprofissionais com famílias. O que nos mobiliza é reunir profissionais com diferentes enfoques sobre a família e seus entrelaçamentos, trazendo conhecimento teórico e experiências para serem compartilhadas e assim fortalecer cada vez mais a rede da Terapia Familiar.

A comissão científica do 13º Congresso Brasileiro de Terapia Familiar vem se reunindo para dar corpo à proposta de desenvolver um encontro científico, que propicie enriquecimento e aprofundamento entre especialistas da área. Visando congregar os profissionais das áreas biopsicossociais, que trabalhem nos mais diversos contextos e com diferentes abordagens, estamos criando espaços voltados para a apresentação de estudos teóricos, de vivências práticas e de pesquisas, dos conhecimentos relativos à terapia familiar e das múltiplas práticas com famílias. Para que possamos alcançar esse propósito convidamos os congressistas a inscreverem suas produções científicas e compartilharem o que estudam, o que e como fazem. A apresentação desses trabalhos oferecerá aos profissionais nacionais e internacionais a possibilidade de vivenciar práticas terapêuticas e psicoeducacionais com famílias. Estamos empenhadas em conseguir construir um evento que atenda da melhor forma possível, às expectativas para um aprimoramento profissional nos atendimentos as famílias.

 

Palestrantes

 

Ana Gomes (Portugal) - Psicóloga, Presidente da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, Terapeuta de casal e Família, Formadora e Supervisora e autora de diversos artigos.

Jerry Edward Gale (Estados Unidos) - Psicólogo, Terapeuta de Casal e Família, Professor de Department of Human Development and Family Science, The University of Georgia, Athens, GA, autor de diversos artigos e capítulos em livros.

Maria Borcsa (Alemanha) - Psicóloga, Terapeuta Familiar, Professora da University of Applied Sciences, Nordhausen, Germany. Presidente da EFTA - European Family Therapy Association (2013-2016), autora de diversos livros e artigos.

Maurizio Andolfi (Italia) - Neuropsiquiatra Infantil Psicoterapeuta Familiar, Professor na Sapienza - Universitá di Roma, Diretor da Accademia Di Psicoterapia Della Famiglia de Roma, Diretor Responsável da Revista "Terapia Familiar", Sócio Fundador da Societa Italiana Di Terapia Familiare, Sócio Fundador da Societa Italiana Di Psicologia E Psicoterapia Relazionale, Sócio Fundador da European Family Therapy Association, Fundador da Fondazione Silvano Andolfi - Estudos e Investigações sobre a familia, Supervisor da American Association For Marriage And Family Therapy.

Raul Medina (México) - Psicólogo, Terapeuta Familiar, Doutor em Psicologia Social, Professor da Universidad de Guadalajara, autor de livros e artigos.

 

Inscrições: https://www.congressoabratef2018.com.br/website/congressoabratef2018/Default.aspx


24/08/2018: Práticas Colaborativas E Dialógicas: Transformação E Mudança Nas Relações E Conversações


Cadastre seu evento: clique aqui