Close

junho 6, 2018

DAS FESTINHAS DE ANIVERSARIO… AOS MOMENTOS DE ALÇAR VOOS

É interessante o quanto as trocas do dia a dia vão contribuindo para reelaborarmos estágios pessoais do nosso ciclo de vida.

Esta semana fui a uma festa de aniversario de criança filho de um casal amigo, não pude deixar de observar o envolvimento da família extensa a participação afetiva dos avós e a emoção da criança ao ser homenageada por tanta gente.
E nesse observar fui revivendo os registros das comemorações familiares e podendo dar a eles a importância que tiveram para estabelecer referencias de pertencimento e validação dentro do grupo familiar e também no contexto social.
Muitas vezes nos perguntamos o significado de festejar o primeiro ano de um bebe que mal sabe o que esta se passando, e então podemos entender melhor esse ritual, afinal “Quando “nasce uma criança, nasce um pai e uma mãe”. O casal, na medida em que cria o filho, vai se fazendo pai e mãe, nesse caminhar pais e filhos vão se educando um confere identidade ao outro.”.

E entre comemorações de aniversários, formaturas de prezinho, ciclo básico, e colegial… vamos nos preparando para sermos pais  de filhos crescidos,o que muitas vezes nos trás um sentimento de estarmos órfãos de filhos ,e ai ainda bem que já existe,celular..internet..artefatos que nos aproximam quando a saudade fala mais alto que o bom senso.